quinta-feira, 17 de maio de 2007




Foto retirada do site : www.scielo.com.br



Anatomia Articular






Uma articulação é formada quando dois ossos se encontram e se mantêm unidos e no lugar com o auxílio de tecidos de suporte. As articulações podem ter uma grande amplitude de movimentos, como os ombros e os quadris, ou uma mínima amplitude, como a junção entre os ossos que formam o crânio. Existem três tipos de articulações diferenciadas pelo tipo de tecido que conecta as superfícies articulares.







Tipos de Articulação













  • Articulação Sinovial:








Uma articulação sinovial geralmente possui uma grande amplitude de movimento. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem. Um tecido fibroso muito resistente recobre a área em que os ossos se encontram, formando a cápsula articular. Os ligamentos, que também são feitos de tecido fibroso muito resistente, ajudam a manter a estabilidade da articulação. Esses ligamentos podem ser parte da cápsula articular, estando dentro ou fora dessa cápsula. Área dentro dessa cápsula articular é chamada de cavidade articular e está repleto de um fluido chamado líquido sinovial ou sinóvia. alguns exemplos de articulação sinovial incluem os joelhos, a coxofemoral e à articulação têmporo-mandibular (que une o crânio e a mandíbula).





Foto retirada do site: www.google.com.br







  • Articulação Fibrosa:








Uma articulação fibrosa quase não permite que haja movimentação. Os ossos são mantidos unidos fortemente por um tecido fibroso muito resistente. Um exemplo de articulações fibrosas são as articulações que unem os ossos do crânio. O crânio é formado por dezenas de ossos diferentes, todos mantidos fortemente unidos por este tecido fibroso.






Foto tirada no laboratorio de anatomia veterinaira da uniube





  • Articulações Cartilaginosas:








As articulações cartilaginosas permitem que haja algum movimento e são formadas quando dois ou mais ossos estão unidos por uma cartilagem. As articulações formadas entre cada vértebra na coluna são articulações cartilaginosas. O disco intervertebral é na verdade uma cartilagem, que mantém duas vértebras unidas.







Foto tirada no laboratorio de anatomia veterinaira da uniube









fonte : www.scielo.com.br

Nenhum comentário: